Plenitude em tempos de COVID-19

Mindfulness no dia-a-dia: agora mais que nunca, precisa-se

 

Tempo de leitura: ~ 3 min.

 

Para começar, uma breve revisão do conceito de Mindfulness: a tomada de consciência ativa do estado mental, com foco no aqui e no agora. Trata-se de abandonar o estado semipermanente, em que muitos vivemos, de atenção e presença parcial nas ações em que estamos envolvidos a cada momento.

 

A pandemia COVID-19 alterou profundamente a nossa realidade. Estes são tempos em que muitos enfrentam mudanças radicais no seu dia-a-dia, na forma como trabalham e vivem as suas vidas. Simultaneamente, existe uma grande ansiedade pela incerteza em relação ao futuro, e por tudo isto, esta tomada de consciência ganha uma relevância acrescida.

 

Mas afinal, em que consistem estas práticas e como as podemos implementar no nosso dia-a-dia?

 

A boa notícia é que para pôr em prática Mindfulness, não é preciso comprar nada. Antes de iniciar, deverá ter-se presente algumas considerações: não é possível silenciar a nossa mente, não é este o objetivo, e, invariavelmente, o pensamento irá perder-se. Para além disto, é também natural duvidar do processo em si e tecer juízos. O objetivo é tentar ultrapassar estes pensamentos, estas fugas de atenção, sem pressões, julgamentos negativos ou frustração.

 

Especialmente nestes momentos, repletos de incertezas, é crucial reservar tempo para nós mesmos e cultivar a nossa plenitude mental. O exercício consiste em tirar um momento para parar, sentar numa posição confortável e estar presente unicamente naquele momento.

 

Inicialmente, talvez seja ideal começar com um limite de tempo mais curto e aumentá-lo gradualmente. Durante estes minutos deve focar-se a mente na respiração, nas sensações físicas, e quando o pensamento se perde, para onde foi e o que o motivou. Esta consciencialização ativa de cada momento, das suas sensações e o que motiva a nossa mente a pensar em certos temas ou de certa forma, é Mindfulness em ação.

 

Para perceber efetivamente como estas práticas funcionam e poder sentir os benefícios da sua utilização, é fundamental criar um compromisso com a prática. Isto significa estabelecer momentos, e até espaços, que estão reservados exclusivamente para o efeito. Igualmente importante transportar isto para o nosso tempo ativo, isto é, manter uma postura consciente durante todos os momentos do dia.

 

Não é difícil perceber os benefícios que proveem de ter uma postura mais conscienciosa perante todas as situações do dia-a-dia, particularmente na conjuntura atual. Mindfulness não vai ser a resposta mágica para todos os problemas e stress que estamos a enfrentar, mas quando alteramos a forma como olhamos para estas situações e partimos de uma posição de maior clareza, torna-se mais fácil ganhar perspetiva acerca dos desafios do contexto atual.

 

Uma melhor capacidade para lidar com situações de stress, conflitos ou desconforto são as consequências positivas e diretas da utilização consistente das práticas de Mindfulness. A partir daqui não é, de modo algum, um grande salto até à sua aplicação no contexto organizacional, onde estes benefícios são colocados ao serviço de uma empresa mais saudável.

 

Estabelecer estas práticas não parece difícil e de facto não é. Não parece nada de novo e, mais uma vez, efetivamente não é. Esta é já uma prática ancestral, mas a simplicidade da metodologia aliada aos seus claríssimos benefícios, mantêm-na atual e relevante, especialmente agora, em que tão repentinamente, tantas coisas mudaram e sem dúvida, continuarão a mudar.

 

 

#KeepSafe #KeepInnovating #FiquemEmCasa #AlwaysInnovating #ITPeopleInnovation #MindfulnessIn2020 #Mindfulness