Outubro é o Mês Europeu da #Cibersegurança. 🔐Sabias que, de acordo com o Relatório Anual do Centro Nacional de Cibersegurança, em 2020 os ciberataques aumentaram 79% em relação ao ano anterior? 😱

Ninguém está a imune a potenciais ataques, no entanto, partilhamos algumas precauções que poderás ter para mitigar essa possibilidade 👇🏽

 

  1. Utiliza passwords seguras!

Cria passwords que tenham, pelo menos, 10 caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos! Altera as tuas passwords com regularidade e não te esqueças que devem ser pessoais e intransmissíveis! Não as deixes escritas em locais de fácil acesso ou visibilidade!

 

  1. Faz atualizações de segurança

Utilizar versões de software desatualizadas pode aumentar a probabilidade de um ciberataque, por isso é importante que instales sempre as mais recentes atualizações de aplicações, sistemas operativos ou firmware.

 

  1. Utiliza um software antivírus e uma firewall

O antivírus é uma das formas mais eficazes para evitar que softwares maliciosos entrem nos teus dispositivos e comprometam os teus dados. A firewall, ajudará a manter afastadas eventuais ameaças, bloqueando a entrada na rede.

 

  1. Não deixes os teus dispositivos sem supervisão

Deixar os devices ligados e desbloqueados, pode abrir a possibilidade de violação de dados. Recomendamos que bloqueies ou desligues o ecrã dos teus aparelhos sempre que não os estás a utilizar.

 

  1. Backups, Backups, Backups

Já ouviste falar na regra do 3-2-1? Isto significa que, idealmente, deverás ter três copias de dados, em dois formatos, e uma cópia armazenada externamente.

 

.

.

#ITPeople #ITPeopleInnovation #NextReality #CyberSecMonth #ThinkB4UClick #ITcybersecurePeople