Com mais de 756 milhões de utilizadores (em junho de 2021), o Linkedin não é só a maior rede de networking do mundo, como é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas nos processos de recrutamento!
Se estás a iniciar a tua carreira ou procuras um novo desafio profissional, não descures esta rede na qual podes e deves gerir o teu branding pessoal: dá a conhecer quem és, a tua formação, as tuas competências, os teus interesses e certifica-te que a tua página te representa a ti e às tuas aspirações profissionais!
Para te motivar a dar um boost no teu Linkedin, partilhamos contigo 10 dicas para destacares o teu perfil e aumentares a tua visibilidade nesta rede!
1️⃣ Say Cheese: escolhe uma foto carismática 😊
Apesar de ter um âmbito mais profissional, o Linkedin não deixa de ser uma rede social, e por isso, deves utilizar uma foto de perfil tua, com que te identifiques e com qualidade, já que uma boa fotografia vai aumentar a probabilidade de o teu perfil ser visualizado!
Idealmente, deverás optar por uma foto de rosto, relativamente recente, centrada e evitar elementos de fundo que possam ser distrativos! Imagens pixelizadas também são um big-NO: as dimensões que deves considerar são as seguintes: 1024 x 1024 px / máx 10 mb.
Bota um sorriso na cara e prepara-te para a sessão fotográfica! 🤳
2️⃣ Usa foto de capa!
Sabes aquela expressão que diz que só tens uma oportunidade para causar uma primeira boa impressão? Então usa os recursos ao teu dispor para isso! O Linkedin permite-te usar uma foto de capa que pode “animar” o visual ao teu perfil!
Pode ser uma imagem que gostes, um conteúdo gráfico criado por ti, o teu slogan, a imagem da tua empresa…. O que quiseres, desde que se relacione contigo!
Podes utilizar ferramentas como o Canva, o Visme ou o Design Wizard para te inspirares e criares o teu banner! 😉
3️⃣ Não limites a tua tagline à tua função atual
Tens 120 caracteres para criares a tua tagline, por isso faz o melhor que puderes com este elemento, já que a escolha das palavras-chave certas poderá fazer com que os recrutadores cheguem mais facilmente ao teu perfil!
Sê conciso/a e descreve as tuas principais competências, elementos distintivos, a tua proposta de valor, e/ou cargos que procuras. Ao fim ao cabo, deverás colocar a informação através da qual gostarias de ser encontrado/a. Partilhamos alguns exemplos:
// Head of Online Marketing | Content Strategy | SEO | Social Media
// Senior Web Developer | Full Stack | Javascript | Cloud Technology
// Talent Recruiter @ IT People Innovation, à procura de um colega para integrar uma das empresas mais felizes de Portugal!
4️⃣ Apresenta-te ao mundo
No Linkedin tens o campo “Sobre” onde te podes apresentar aos visitantes do teu perfil. São 2.600 caracteres para detalhares com maior pormenor quem és, as tuas competências, o teu percurso profissional… o que achares que poderá promover-te da melhor forma, utilizando palavras-chave que consideres relevantes!
Algumas sugestões:
- Fala sobre qual é a tua paixão, o que te entusiasma, o que te motiva no trabalho;
- Explica o que fazes na tua função atual;
- Faz um enquadramento do teu percurso profissional até ao momento presente;
- Destaca as tuas conquistas;
- Tens hobbies, interesses ou alguma história reveladora da tua personalidade? Dá-te a conhecer para além do teu “eu profissional”
🚩 Atenção: apenas as três primeiras linhas do teu texto serão visíveis, por isso certifica-te que estas frases deixarão os visitantes do teu perfil curiosos para clicarem no botão “Ver Mais”. 👁
5️⃣ Personaliza o teu URL
Usa o teu nome para criar um link pessoal de acesso ao teu perfil de Linkedin, para que seja depois mais fácil partilhá-lo na tua assinatura de email, cartão de visita ou no currículo!
Para além disso, estarás também a facilitar o aparecimento do teu perfil quando haja pesquisas no motor de busca!
6️⃣ Conecta-te com pessoas e segue empresas
Não tenhas receio ou vergonha de te conectar com pessoas, mesmo que não as conheças! Ao fazeres isto estás a aumentar a tua rede e a possibilidade de fazer networking! Sê estratégico/a e adiciona pessoas que trabalhem na tua área de atividade ou em áreas que te interessam! Segue também as empresas e marcas que admiras, que te inspiram e onde gostarias de trabalhar e acompanha as suas últimas novidades e oportunidades de emprego! 😉 Podes começar por seguir a página da IT People Innovation no Linkedin AQUI
7️⃣ “Estou bem e recomendo-me”
As recomendações pessoais criam confiança sobre ti e sobre as tuas competências e trabalho e isso credibilizará o teu perfil! Começa por recomendar os teus amigos, colegas, ex-colegas e conhecidos pelas competências técnicas e softskills que lhes reconheces e, tendencialmente, elas farão o mesmo por ti! 🤜🤛
8️⃣ Vim só aqui analisar este grupo…
No Linkedin poderás encontrar inúmeros grupos relacionados com a tua área de atividade ou interesses aos quais deves aderir, pois irás encontrar partilha de experiências, dúvidas, opiniões ou questões sobre temas relevantes para ti! É também uma forma de expandires a tua rede e criares novos contactos! Win-Win! 👌
9️⃣ Share, Like, Comment
Interage, partilha conteúdo, cria artigos, faz likes! Tira partido dos meios que tens ao teu dispor para promover o teu trabalho, interagir e criar engagement! Quanto mais ativo fores, maior será a tua visibilidade! 👍
🔟 Disponibiliza o teu perfil em mais que um idioma
Podes ter a tua página num idioma diferente do teu perfil padrão, o que poderá ser útil se estiveres à procura de uma oportunidade numa empresa internacional.
Como:
– Clica em Eu na parte superior da página;
– Clica em Visualizar perfil;
– e Clica em Adicionar perfil noutro idioma!
Foto de Samson Katt @ Pexels